sábado, 14 de novembro de 2009

Pudim de pão (Bread pudding)

É uma sobremesa muito conhecida que eu nunca vejo cá em Portugal. A primeira vez que provei foi no buffet de pequeno-almoço num restaurante na Costa Rica e fiquei completamente deliciada - passei o resto da semana lá a comer isso de manhã. Mas depois de voltar esqueci-me completamente, e já foi há dois anos. Enquanto estava a ver uma receita de Tart Tatin lembrei-me, ao olhar para a fotografia, do tal "pudim de pão", bread pudding em inglês. Ora bem, aquilo é uma coisa tão boa que uma pessoa ao provar pensa logo "deve ser muito difícil fazer isto!".
Mas ora que eu vou procurar uma receita e deparo-me com isto:


Ingredients

  • 6 slices day-old bread
  • 2 tablespoons butter, melted
  • 1/2 cup raisins (optional)
  • 4 eggs, beaten
  • 2 cups milk
  • 3/4 cup white sugar
  • 1 teaspoon ground cinnamon
  • 1 teaspoon vanilla extract

Directions

  1. Preheat oven to 350 degrees F (175 degrees C).
  2. Break bread into small pieces into an 8 inch square baking pan. Drizzle melted butter or margarine over bread. If desired, sprinkle with raisins.
  3. In a medium mixing bowl, combine eggs, milk, sugar, cinnamon, and vanilla. Beat until well mixed. Pour over bread, and lightly push down with a fork until bread is covered and soaking up the egg mixture.
  4. Bake in the preheated oven for 45 minutes, or until the top springs back when lightly tapped.





Ou seja, é muito mais fácil que os meus famosos queques (famosos porque os andava a levar à segunda-feira de manhã para a faculdade como pequeno-almoço para os meus amorosos colegas :P). Hei-de tentar quando tiver paciência para ir ao supermercado comprar canela e pão - sim, estou sem pão em casa.
Para quem quiser fazer/comer isto, aconselho a servir com custarda. Vou procurar uma receita de custard para quando fizer o pudim. Yum.

1 comentário:

IN disse...

!! lol nunca comeste em Portugal porque não conheces a minha mãe! ela costuma fazer e é tão boomm!! mas claro, a minha mae vem da Guatemala...Olha, agora começa a pensar em fazer qualquer coisa doce para os teus amorosos colegas.
qual design de equipamento! vai é para culinaria!